FF_UFG
IMG_1868

Reconhecimento "Além UFG"

SINDUSFARMA Convida Professor da FF para Ministrar Palestra

Professor da FF, Edemilson Cardoso da Conceição, representando o Laboratório de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação de Bioprodutos - PD&I, foi convidado pelo SINDUSFARMA, para ministrar a palestra “DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE MEDICAMENTOS CONTENDO CBD”, no Fórum: Canabidiol como Medicamento Ciência, Tecnologia e Regulamentação (25/11/2019).

 

 IMG_1875IMG_2020

 

Canabidiol medicinal é tema de fórum no Sindusfarma

O Sindusfarma e a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) organizaram o Fórum “Canabidiol como Medicamento – Ciência, Tecnologia e Regulamentação”, para debater e contextualizar o estágio atual do conhecimento científico, tecnológico e regulatório sobre a utilização do canabidiol em aplicações terapêuticas. O evento foi realizado nesta segunda-feira (25), no auditório da entidade, com apoio da Academia Nacional de Medicina.

IMG_1881

João Paulo Silvério Perfeito, gerente da Gerência de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais da Anvisa (GMESP/Anvisa), apresentou a proposta de regulamentação da utilização da cannabis medicinal no Brasil. Segundo ele, a previsão é que esse texto seja analisado neste ano pela Diretoria Colegiada da Anvisa.

Também participaram do Fórum:

  • Bronislaw Polakiewicz, professor da Universidade de São Paulo (USP)
  • Edemilson Cardoso da Conceição, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Euclides Lara Cardoso Jr., membro da Comissão de Práticas Integrativas do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CFR-PR)
  • Francisney Nascimento, professor de Farmacologia e Neurociências na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) 
  • Gilberto De Nucci, membro da Academia Nacional de Medicina e da Associação Brasileira de Cardiologia Translacional (ABCT)
  • Marcelo De Vitta Grecco, co-fundador da The Green Hub e do Centro de Excelência em Canabinóide (CEC)
  • Margareth A. Kishi, professora de Farmácia na Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Wellington Briques, presidente da Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica

Especialistas apresentaram os resultados terapêuticos obtidos pela utilização do canabidiol no tratamento de convulsões e epilepsias. Também foram mostradas pesquisas científicas sobre a utilização desse fármaco em outras terapias.

O Fórum também detalhou as espécies e variedades botânicas de Cannabis que produzem o canabidiol (CBD), além do estágio atual das tecnologias de síntese e de utilização desse fármaco na produção de medicamentos. O bloco de ensaios não clínicos foi amplamente debatido com a apresentação dos resultados dos testes desenvolvidos em animais. 

Fonte: https://sindusfarma.org.br/noticias/indice/exibir/11926-canabidiol-medicinal-e-tema-de-forum-no-sindusfarma

Categorias: notícias