Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

LabMEQ

Atualizado em 22/08/17 08:01.

Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade (LabMEQ) - Desde 2007

No Brasil, a Portaria Nº 3.388, de 27 de dezembro de 2013, versa sobre a obrigatoriedade de participação, por parte dos laboratórios que realizam exames citopatológicos para o SUS, do processo de Monitoramento Externo da Qualidade e determina a sua execução através de Unidades de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ).

O Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (LabMEQ/FF/UFG) desenvolve suas atividades de monitoramento externo da qualidade desde 2007 de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde/ Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2012), como parte integrante da estratégia de garantia e melhoria contínua da qualidade em citopatologia.

Finalidade:

  • Verificar a qualidade técnica e diagnóstica das lâminas e dos laudos citopatológicos.
  • Padronizar os laudos citopatológicos.
  • Coletar dados epidemiológicos referentes aos exames realizados.
  • Mapear as dificuldades diagnósticas.
  • Melhorar a interface entre o laboratório e a gerência estadual e/ou municipal do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero.
  • Contribuir para melhorar a acurácia dos laudos, funcionando como um mecanismo de padronização diagnóstica e direcionamento de estudo continuado em citopatologia.

Atribuições:

  • Receber lâminas de todos os laboratórios e, na impossibilidade de releitura de todos os exames selecionados pelo SISCAN para monitoramento externo, fazer a seleção aleatória entre eles para avaliação do monitoramento, sem que os laboratórios que serão avaliados tenham conhecimento prévio.
  • Formalizar contato com os laboratórios monitorados e a coordenação estadual/municipal, com emissão de relatórios mensais informando a avaliação pré-analítica e de concordância através de análise estatística e devolução de todas as lâminas revisadas.
  • Apoiar a coordenação estadual/municipal nos casos especiais de avaliação da qualidade, como, por exemplo, a representatividade da amostra e as taxas de resultados falso-negativos e falsos-positivos.
  • Apoiar a coordenação estadual/municipal na interface com os laboratórios que realizam exames para o SUS.
  • Discutir caso a caso os exames discordantes com o laboratório monitorado, buscando o consenso, devendo considerar discordantes aqueles casos em que haja mudança de conduta clínica.
  • Proporcionar educação permanente por meio de sessões interativas regulares para os laboratórios que realizam exames citopatológicos para o SUS, especialmente aqueles que apresentarem casos discordantes.
  • Digitar os resultados dos exames revisados no módulo MEQ da base de dados do SISCAN e enviar essas informações às coordenações estadual e municipal.

Projetos de Pesquisas:

  • Controle externo da qualidade dos exames citopatológicos cervicais: uma experiência no Estado de Goiás.
  • Reprodutibilidade interlaboratorial dos resultados dos exames citopatológicos no rastreamento do câncer do colo do útero.

Projetos de Extensão:

  • Capacitação dos profissionais de laboratórios credenciados pelo Sistema Único de Saúde que realizam exame citopatológico do colo do útero.
  • Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia Credenciados pelo Sistema Único de Saúde-SUS.

Organização:

O setor administrativo é composto por uma secretaria, sendo esta responsável pela organização do material que será revisado e pela emissão dos resultados dos exames após a revisão, mantendo sigilo quanto ao nome da mulher, ao laboratório de origem e ao profissional que realizou o escrutínio de rotina.

O setor técnico-científico é composto por profissionais de nível superior habilitados e reconhecidos pela legislação brasileira com competência legal para o exercício da citopatologia.

 

Equipe:

Coordenadora: 

Profa. Dra. Rita Goreti Amaral 

Vice-coordenadora: 

Dra. Suelene Brito do Nascimento Tavares

Setor administrativo:

Shirlene Costa Mendes

Setor técnico-científico:

Profa. Dra. Rita Goreti Amaral;

Dra. Suelene Brito do Nascimento Tavares;

Esp. Nadja Lindany Alves de Souza;

Esp. Patrícia Helena Xavier Feres.

Pós-graduandas:

Ma. Juliana Cristina Magalhães;

Esp. Leonarda Silvestre Faria de Morais.

 

Horário de atendimento - das 08:00h às 12:00h de segunda à sexta-feira

Rua 240, esquina com 5ª Avenida, s/n, 3º andar, Setor Leste Universitário – Goiânia - Goiás – Brasil / CEP: 74.605-170 / Fone: (62) 3209-6043

Listar Todas Voltar