FF_UFG

NECAF VIRTUAL

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA  NECAF/UFG

Objetivos do NECAF/UFG

  • Promover, gerenciar e desenvolver cursos de educação permanente, seminários, simpósios e atividades similares, objetivando a capacitação, e a especialização dos profissionais farmacêuticos nas diferentes atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia no SUS;
  • Realizar estudos, trabalhos e pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia;
  • Promover uma cultura de uso e demanda de conhecimentos em Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia no âmbito do SUS;
  • Estimular a participação dos estudantes em projetos de iniciação científica de caráter multidisciplinar;
  • Incentivar a interdisciplinaridade através da união entre Universidade e as instituições que constitui o SUS no estado de Goiás.

Por quê se preocupar com educação permanente em assistência farmacêutica?

Atender as demandas atuais da população brasileira e trabalhar em sincronia com o Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde de Goiás e Secretarias Municipais da Saúde, observando o quesito: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA NO SUS.

Coodenação
Prof. Dr. Edemilson Cardoso da Conceição
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás
Fone:(62)3209-6044 - Fax: (62)32096037
farmacotecnicaufg@yahoo.com.br
ecardoso@farmacia.ufg.br


Livros:

1 - “Direitos dos Usuários dos Serviços e das Ações de Saúde no Brasil - Legislação Federal Compilada – 1973 a 2006”. Coletânea de 33 leis federais sobre os direitos dos usuários do SUS. Para acessar o livro, clique aqui!!!

2 - “Aconselhamento, concordância e comunicação. Educação inovadora para Farmacêuticos. Para acessar o livro, clique aqui!!!


FARMACOECONOMIA

Arquivos para download (formato pdf)
Clique no ícone para baixar
Nociones de Farmacoeconomia (capitulo VIII do Livro Principios Básicos de Investigación Clínica - autor: Joan ramon Laport)
Farmacoeconomia e o Uso Racional de Medicamentos (Palestra apresentada por Alexandre Lemgruber no I Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos em Porto Alegre, 14 de outubro de 2005)
Herrera, Manuel M. Collazo. Farmacoeconomía: eficiencia y uso racional de los medicamentos. Rev. Bras. Cienc. Farm., Dic 2004, vol.40, no.4, p.445-453
Secoli, Silvia Regina et al. Farmacoeconomia: perspectiva emergente no processo de tomada de decisão. Ciênc. Saúde Coletiva, Dez 2005, vol.10, p.287-296
Oliveira Jr, Mucio Tavares et al. Análise de custos do tratamento de episódios de descompensação aguda de insuficiência cardíaca: levosimendan versus dobutamina. Arq. Bras. Cardiol., Jul 2005, vol.85, no.1, p.9-14
Para acessar o livro na íntegra clique aqui


FAÇA A SUA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE!

Os livros da coleção institucional do Ministério da Saúde podem ser acessados, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/bvs e na Editora do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/editora


Disciplina Assistência Farmacêutica no SUS (Ministrada na Faculdade de Farmácia da UFG em parceria com os profissionais que atuam no serviço - SUS)

Arquivos para download (formato pdf)
Clique no ícone para baixar
Cronograma da disciplina
Em atualização
Aulas ministradas, arquivos
Introdução a Saúde Pública
Controle Social
Organização do SUS
Financiamento do SUS
Gestão do Trabalho e da Educação no SUS
Introdução a Assistência Farmacêutica
Política Nacional de Medicamentos (PNM): O papel dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais na Assistência Farmacêutica do SUS
PNM: Seleção e Relação de Medicamentos Essenciais
PNM: Aquisição e armazenamento dos medicamentos Arquivo não disponível
Uso Racional de Medicamentos
Arquivo não disponível
Acesso aos Medicamentos: Farmácia Popular
Arquivo não disponível
Programas Estratégicos da Assistência Farmacêutica
Programas Estratégicos da Assistência Farmacêutica (Medicamentos Excepcionais)
PSF/HIPERDIA
-

 

PARA ENTENDER A GESTÃO DO SUS, VISITE O SITIO DO CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE (CONASS), ACESSE:http://www.conass.org.br


QUAIS OS DOCUMENTOS RELACIONADOS COM A POLÍTICA DE NACIONAL DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PUBLICADOS NO BRASIL?

Sob a coordenação da Secretaria de Política de Saúde do Ministério da Saúde, foi elaborado e aprovada em 1998 a Política Nacional de Medicamentos que tem o objetivo de “garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais”.

O documento tem como principais diretrizes a adoção da relação de medicamentos essenciais, a regulamentação sanitária de medicamentos, a reorientação da assistência farmacêutica, a promoção do uso racional de medicamentos, o desenvolvimento científico e tecnológico, a promoção da produção de medicamentos e o desenvolvimento de recursos humanos. A Política Nacional de Medicamentos também apresenta as prioridades cabíveis à sua implementação e as responsabilidades das esferas de Governo no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Essa política concretiza metas do Plano de Governo, integra os esforços voltados à consolidação do SUS, contribui para o desenvolvimento social do País e orienta a execução das ações e metas prioritárias fixadas pelo Ministério da Saúde.

Arquivo para download (formato pdf)
Clique no ícone para baixar
Política Nacional de Medicamentos

Pacto pela Saúde - SUS

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.

A implementação do Pacto pela Saúde se dá pela adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG). O TCG substitui os processos de habilitação das várias formas de gestão anteriormente vigentes e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação, sendo renovado anualmente. Entre as prioridades definidas estão a redução da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias (como dengue e hanseníase) e a redução da mortalidade por câncer de colo de útero e da mama, entre outras.

As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), substituindo, assim, as mais de cem "caixinhas" que eram utilizadas para essa finalidade.

O Pacto pela Saúde engloba o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão.

Para acessar o sitio clique aqui


Publicações do Ministério da Saúde - Projeto Planejar é Preciso

Arquivos para download (formato pdf)
Clique no ícone para baixar

Assistência farmacêutica na atenção básica

1
Aquisição de medicamentos para a assistência farmacêutica no SUS
1
Planejar é preciso - Uma proposta de método para aplicação à assistência farmacêutica
1
Planilhas para o planejamento
1
Projeto: Assistência Farmacêutica: Planejar, Organizar, Avaliar, é preciso
1