FF_UFG
Nanotecnologia

Pesquisadoras da UFG desenvolvem partícula que reverte overdose por cocaína

Formulação captura droga em circulação no organismo mesmo em quantidade letal

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma partícula capaz de capturar a cocaína em circulação no sangue de um organismo vivo. A formulação se mostrou eficiente até mesmo em doses letais da droga, o que significa que ela consegue reverter um quadro de overdose que levaria à morte. É a primeira vez que uma partícula produzida a partir de nanotecnologia é utilizada com essa finalidade.

O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFG pela pesquisadora Sarah Rodrigues Fernandes, sob orientação da professora Eliana Martins Lima. Elas explicam que os testes feitos em laboratório indicaram uma capacidade de captura da cocaína do organismo de cobaias de cerca de 70%, revertendo rapidamente os sintomas típicos de uma overdose, como a hipertensão arterial, que levaria à morte por insuficiência cardíaca. "A pressão arterial e os batimentos cardíacos começam a voltar ao normal cerca de dois minutos após a administração da nanopartícula que desenvolvemos", detalha Sarah.

NanoNanotecnologia Sarah R.jpg Eliana Profa.jp

A pesquisa, realizada com animais de laboratório, abre perspectivas de aplicação em seres humanos. "A partir de um desenho experimental detalhado, chegamos a uma partícula ideal com resultados comprovados", afirma a pesquisadora. Com a possibilidade de aplicação para outros tipos de droga, elas avaliam que, futuramente, a formulação pode servir como uma plataforma para a desintoxicação.

A formulação também foi comparada com o produto que é usado atualmente em casos de intoxicação, tendo apresentado resultado surpreendentemente superior. "Desenvolvemos uma terapia de resgate, rápida, extremamente eficaz e inédita na literatura mundial", pontua a professora Eliana. O trabalho foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

 

FarmaTec

A nanotecnologia farmacêutica é uma das frentes de atuação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos da UFG - o FarmaTec. O laboratório também trabalha com o desenvolvimento e a caracterização de formulações farmacêuticas e a avaliação biológica de eficácia e segurança de insumos e produtos farmacêuticos.

Trata-se de um dos laboratórios mais produtivos da UFG em termos de publicações científicas de impacto internacional e na formação de mestres e doutores. Em breve, o FarmaTec ocupará um prédio no Parque Tecnológico Samambaia, no Câmpus Samambaia. "Não tenho dúvida que a UFG terá um dos melhores laboratório temáticos do país", afirma Eliana.

 

O trabalho está sendo divulgado em diferentes veículos de comunicação nacionais e internacionais, disponíveis entre outros, nos links: https://jornal.ufg.br/n/116080-pesquisadoras-da-ufg-desenvolvem-particula-que-reverte-overdose-por-cocaina ; https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/05/11/pesquisa-da-ufg-cria-particula-que-captura-cocaina-do-organismo-e-evita-morte-por-overdose.ghtml  https://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/medicamento-desenvolvido-pela-ufg-reverte-overdose-de-cocaina.html; https://www.lavanguardia.com/vida/20190510/462151377002/brasil-desarrolla-particula-que-revierte-efectos-por-sobredosis-de-cocaina.html; https://www.efe.com/efe/america/sociedad/brasil-desarrolla-una-particula-que-revierte-los-efectos-por-sobredosis-de-cocaina/20000013-3973514;   
https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/KtbxLwgpsCkbTQGWLWzJrwQVjRDRVfcTdV