FF_UFG

Histórico

Histórico

Fundada em 12 de outubro de 1945, como "Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiaz", foi autorizada a funcionar pelo decreto no 24.231, de 18/12/47, através do esforço conjunto de várias pessoas ilustres, dentre elas, o Dr. Rômulo Rocha, Dr. Carlos Augusto Godoy e os candidatos a alunos, Sr. Marinho Lino de Araújo e Ramiro campos Meireles. O seu primeiro diretor foi o Dr. Agnelo Arlington Fleury Curado.

No mês de janeiro de 1948, foi realizado o primeiro concurso de habilitação aos cursos de Farmácia e Odontologia, oferecendo 30 vagas para cada curso. O mesmo contou com 22 inscritos para a seção de Farmácia e 23 para a de Odontologia. 

O curso iniciou em 1948, com 22 alunos de Farmácia e 20 de Odontologia, nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, cedidas pela Conferência de São Vicente de Paula, situada na Av. Tocantins, no centro, onde permeneceu até a construção da sede própria, no setor Universitário, cuja pedra fundamental foi lançada no ano de 1953.

A aula inaugural da primeira turma de alunos aconteceu no dia 15/03/48, com a presença de autoridades, professores e alunos. Os alunos, reunidos no dia 19/03/48, realizaram a primeira Assembléia Geral do Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia, para a escolha de sua Diretoria, que teve como primeiro Diretor o Acadêmico Marinho Lino de Araújo. 

A primeira turma de formandos colou grau no dia 16/12/50, no Cine Teatro Goiânia, com 25 formandos, sendo 14 do curso de Farmácia e 11 de Odontologia. O paraninfo da turma foi o Dr. Rômulo Rocha e o orador o Sr. José Cruciano de Araújo.

A "Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiaz", foi reconhecida pelo decreto no 30.180, de 20/11/51. Foi incorporada à Universidade Federal de Goiás, por força da lei no 3.834-C, de 14/12/60. Pela lei no 5.207, de 16/01/67, aconteceu o desdobramento das Faculdades de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal de Goiás. 

A partir de 1989, a Faculdade de Farmácia mudou de endereço para a 1ª Avenida esquina com a Praça Universitária – Setor Universitário onde funcionou a administração da Faculdade, as atividades de ensino de graduação, de pós-graduação Lato Sensu (especialização), atividades de atendimento à comunidade e parte das atividades de pesquisa. No endereço anterior, Praça Universitária nº 1166 – Setor Universitário, continuaram diversos laboratórios de pesquisa e a Coordenadoria do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

No dia 1º de abril de 2014, foi inaugurada a nova sede da Faculdade de Farmácia, na rua 240 esquina com 5ª avenida, Setor Universitário, construída com verbas do Programa de Reestruturação das Universidades Federais – REUNI. Permaneceram no endereço anterior os órgãos complementares: Centro de Análises Clínicas Rômulo Rocha, a Farmácia Universitária, o Centro Analítico - Controle de Qualidade de Medicamentos (LCQM) e de Alimentos (LCQA).