LabMEQ
Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade (LabMEQ)
No Brasil, a Portaria Nº 3.388, de 27 de dezembro de 2013, versa sobre a obrigatoriedade de participação, por parte dos laboratórios que realizam exames citopatológicos para o SUS, do processo de Monitoramento Externo da Qualidade e determina a sua execução através de Unidades de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ).
O Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (LabMEQ/FF/UFG) desenvolve suas atividades de monitoramento externo da qualidade desde 2007 de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde/ Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2016), como parte integrante da estratégia de garantia e melhoria contínua da qualidade em citopatologia.
Finalidade:
- Verificar a qualidade técnica e diagnóstica das lâminas e dos laudos citopatológicos.
- Padronizar os laudos citopatológicos.
- Coletar dados epidemiológicos referentes aos exames realizados.
- Mapear as dificuldades diagnósticas.
- Melhorar a interface entre o laboratório e a gerência estadual e/ou municipal do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero.
- Contribuir para melhorar a acurácia dos laudos, funcionando como um mecanismo de padronização diagnóstica e direcionamento de estudo continuado em citopatologia.
Atribuições:
- Receber lâminas de todos os laboratórios monitorados e, na impossibilidade de releitura de todos os exames selecionados pelo SISCAN para monitoramento externo, fazer a seleção aleatória entre eles para avaliação do monitoramento, sem que os laboratórios que serão avaliados tenham conhecimento prévio.
- Formalizar contato com os laboratórios monitorados e a coordenação estadual/municipal, com emissão de relatórios mensais informando a avaliação pré-analítica e de concordância através de análise estatística e devolução de todas as lâminas revisadas.
- Apoiar a coordenação estadual/municipal nos casos especiais de avaliação da qualidade, como, por exemplo, a representatividade da amostra e as taxas de resultados falso-negativos e falsos-positivos.
- Apoiar a coordenação estadual/municipal na interface com os laboratórios que realizam exames para o SUS.
- Discutir caso a caso os exames discordantes com o laboratório monitorado, buscando o consenso, devendo considerar discordantes aqueles casos em que haja mudança de conduta clínica.
- Proporcionar educação permanente por meio de sessões interativas regulares para os laboratórios que realizam exames citopatológicos para o SUS, especialmente aqueles que apresentarem casos discordantes.
- Digitar os resultados dos exames revisados no módulo MEQ da base de dados do SISCAN e enviar essas informações às coordenações estadual e municipal.
Projetos de Pesquisas:
- Controle externo da qualidade dos exames citopatológicos cervicais: uma experiência no Estado de Goiás.
- Reprodutibilidade interlaboratorial dos resultados dos exames citopatológicos no rastreamento do câncer do colo do útero.
- Avaliação do desempenho dos laboratórios credenciados pelo Sistema Único De Saúde que participam do Monitoramento Externo da Qualidade em Citopatologia do Colo do Útero.
Projetos de Extensão:
- Capacitação dos profissionais de laboratórios credenciados pelo Sistema Único de Saúde que realizam exame citopatológico do colo do útero.
- Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia Credenciados pelo Sistema Único de Saúde-SUS.
Organização:
O setor administrativo é composto por uma secretaria, sendo esta responsável pela organização do material que será revisado, pela digitação dos resultados dos exames citopatológicos no SISCA, elaboração dos relatórios e encerramento da fatura, mantendo sigilo quanto ao nome da mulher, ao laboratório de origem e ao profissional que realizou o escrutínio de rotina.
O setor técnico-científico é composto por uma equipe de profissionais de nível superior habilitados e reconhecidos pela legislação brasileira com competência legal para o exercício da citopatologia. Está equipe é responsável pela revisão dos exames citopatológicos, liberação dos resultados no SISCAN e pela Educação permanente junto aos profissionais dos laboratórios monitorados.
Equipe:
Coordenadora:
Profa. Dra. Rita Goreti Amaral
Vice-coordenadora:
Dra. Suelene Brito do Nascimento Tavares
Setor administrativo:
Shirlene Costa Mendes
Setor técnico-científico:
Profa. Dra. Rita Goreti Amaral;
Dra. Suelene Brito do Nascimento Tavares;
Esp. Nadja Lindany Alves de Souza;
Dra. Cinara Zago da Silveira
Dra. Juliana Cristina Magalhães;
Ma. Leonarda Silvestre Faria de Morais.
Horário de atendimento - das 08:00h às 12:00h de segunda à sexta-feira
Rua 240, esquina com 5ª Avenida, s/n, 3º andar, Setor Leste Universitário – Goiânia - Goiás – Brasil / CEP: 74.605-170 / Fone: (62) 3209-6043