Mostra CFF

Professores da FF tem Mostra Divulgada pelo Conselho Federal de Farmácia

Mostra resgata história do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos

Mostra CFF

Os autores da exposição presente na Mostra de Saúde, Cultura e Arte, do VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (CBURM), que ocorre em Brasília, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, relatam como o movimento estudantil de Farmácia idealizou e estruturou a campanha do URM e como foi instituída a data do dia 5 de maio, há 20 anos. Antonio Bonfim e Nathalie Dewulf ressaltam a importância da data, que até hoje é lembrada pelos conselhos Federal e regionais de Farmácia, em todos os estados e pelos centros acadêmicos dos estudantes de Farmácia, todos os anos.

Antonio Bonfim explica os motivos pelos quais a mostra foi levada ao Congresso Brasileiro sobre URM. “Por estarmos comemorando 20 anos da primeira campanha pelo URM, trouxemos aqui para o Congresso, para mostrar de onde surgiu a campanha, para que todos os estudantes que estão visitando conheçam a origem e os estudantes que participam do movimento estudantil de Farmácia se vejam representados. É, também, para que outros profissionais da saúde conheçam essa história, considerando o contexto do congresso, no qual se discute a prática interprofissional”.

O farmacêutico, que foi coordenador da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar), de 2010 a 2011, fez uma breve retrospectiva histórica. “Naquela época, estava se discutindo muito as políticas que hoje norteiam a prática farmacêutica, tanto que em 1998 foi quando se publicou a Política Nacional de Medicamentos. Em 1999, foi o ano da criação da Anvisa. Foi nessa época, também, que estourou o escândalo da pílula de farinha, então os estudantes de Farmácia estavam preocupados e muito envolvidos nessas discussões. Foi este o contexto que gerou a campanha do URM”, relembrou Antônio.

A outra autora da exposição, Nathalie Dewulf, é uma das fundadoras da campanha nacional do uso racional de medicamentos. Ela conta que a primeira ação em nível nacional ocorreu no dia 5 de maio de 1999. Antes disso, iniciativas semelhantes eram realizadas por alguns centros acadêmicos (CAs) de faculdades de Farmácia. “A proposta de uma campanha de orientação à população surgiu, pela primeira vez, em Recife, durante a realização do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enef), em 1997, na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)”, pontuou a farmacêutica.

Naquela época, Nathalie integrava o CA da USP de Ribeirão Preto, que estava em campanha pela coordenação da Enefar e tinha a campanha pelo URM como uma de suas bandeiras. Em 1998, durante o Enef realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o CA da USP Ribeirão Preto foi eleito para a Enefar e Nathalie foi coordenadora científica da Enefar de 1998 a 1999. “Nós estruturamos um folder, entramos em contato com o CFF, que apoiou a iniciativa. Então, o folder foi impresso e distribuído a todos os CAs e diretórios acadêmicos que fossem realizar a campanha na melhor data para aquela época, que era o dia 5 de maio”.

A executiva de estudantes distribuiu os folders que já estavam impressos no Conselho Nacional das Entidades Estudantis de Farmácia (CoNEEF), organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Campanha foi realizada em todas as regiões do país, no dia 5 de maio de 1999. “Aí, em Goiânia, dentro do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia, em 1998, discutimos como foi importante realizar esta campanha junto à população. Então, foi definido, lá em Goiânia, que essa campanha seria realizada sempre no dia 5 de maio ou no próximo dia útil. E, hoje, todo mundo se refere a esta data como o dia do Uso Racional de Medicamentos”, relatou Nathalie.

Mostra FOLDER CFF

Os autores pensam em fazer um livro sobre a história dos 20 anos da Campanha 5 de maio, pelo Uso Racional de Medicamentos. Caso você tenha algum relato sobre a história ou realização da campanha, entre em contato Antonio Bonfim (antoniojbonfim@gmail.com) e Nathalie Dewulf (nlsdewulf@ufg.br) e contribua com a organização desse registro histórico.

Fonte: http://www.cff.org.br/noticia.php?id=5574&titulo=Mostra+resgata+hist%C3%B3ria+do+Dia+Nacional+pelo+Uso+Racional+de+Medicamentos

Categorias: notícias