Tome Cuidado

Você Sabia que o SARS CoV-2 Coronavírus Possui Variantes Encontradas em Goiás?

Você sabia que o SARS CoV-2 Coronavírus possui variantes encontradas em Goiás?

Pesquisadores do estado Goiás detectaram em Goiânia, Anápolis e Catalão a presença das três novas variantes do SARS CoV-2 Coronavírus conhecidas como P.1. (sendo originária de Manaus), P.2. (com origem no Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (originária do Reino Unido).

Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Dra. Mariana Pires de Campos Telles, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), as variantes encontradas trazem um conjunto de mutações que lhes conferem vantagens adaptativas. Por esse fator as novas cepas preocupam por serem mais transmissíveis e com potencial patogênico maior, conseguindo se disseminar melhor e mais rápido a doença.

A probabilidade do aparecimento de variantes está diretamente relacionada com a maior circulação da carga viral. Uma vez que mudanças nos genomas dos vírus são comuns conforme ele se espalha e infecta novas pessoas, uma vez que possuem a característica adaptativa de acumular novas mutações na medida que as cepas percorrem caminhos e ambientes diferentes. Atribuído a isso, eventos específicos como ação sistema imunológico e fatores ambientais contribuem para a seleção das mutações associadas ao material genético que serão repassadas durante as infecções e culminar na formação de novas cepas.

Mediante a isso, a Dr. Mariana Telles, reforça a necessidade da continuidade dos cuidados pessoais. “A única forma de evitar o surgimento de novas variantes é controlar o contágio. Enquanto não temos vacinas disponíveis para todos, é imprescindível seguir as medidas restritivas: manter o isolamento/distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos,” ressalta a pesquisadora.

Use a informação como escudo e previna-se!

Fonte: Detectadas variantes do coronavírus em Goiânia, Anápolis e Catalão. Helenice Ferreira. MARÇO de 2021.
Mais informações em: FAPEG.GO.GOV.BR

Ação resultante do projeto de extensão: Prevenção à Covid-19 campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de Goiânia, Goiás.

#covid #coronavirus #saude #educaçaoemsaude #extensaouniversitaria #ufg

Categorias: notícias