Virgínia.JPG

Professora da FF Assume Coordenação da Área: Microbiologia de Alimentos da Sociedade Brasileira de Microbiologia do Biênio 2024-2025

Professora Doutora Virgínia Farias Alves

"A área de Microbiologia de Alimentos engloba estudos relativos aos micro-organismos importantes para garantia da inocuidade dos alimentos, bem como sua vida útil, processamento de produtos tradicionais e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com atributos sensoriais adequados a diferentes públicos consumidores. Destaca-se ainda o desenvolvimento de produtos com alegações funcionais e de promoção da saúde, como os probióticos e prebióticos".

"Na área de Alimentos, o periódico Brazilian Journal of Microbiology, da Sociedade Brasileira de Microbiologia busca publicar artigos que contribuam com informações inéditas sobre patógenos emergentes e re-emergentes de interesse para a saúde pública e indústria, incluindo bactérias, fungos e vírus: novos métodos de detecção, identificação, epidemiologia e controle, entre outros. Também são bem-vindos trabalhos sobre a determinação de micro-organismos comensais e de interesse tecnológico, com técnicas modernas e confiáveis para esclarecer e aprofundar o entendimento da ecologia microbiana em alimentos e suas interrelações com a saúde, doença e tecnologia de alimentos".

Virgínia.JPG

A Professora Virgínia Farias Alves faz parte da equipe de servidores docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. Atua no Programa de Pós-graduação em Assistência e Avaliação em Saúde - PPGAAS e no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF. Coordena projetos com e sem financiamento nos quais estão envolvidos alunos de iniciação científica e pós graduação.

Em assembleia realizada durante o 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia a Professora foi designada como nova coordenadora da Área Microbiologia de Alimentos da Sociedade Brasileira de Microbiologia do biênio 2024-2025, junto à Sociedade Brasileira de Microbiologia.