WhatsApp Image 2024-05-05

Laboratório PD&I de Bioprodutos da Faculdade de Farmácia da UFG Promove Ação Social

UFG doa repelentes naturais e aproxima universidade da comunidade

Distribuição de repelentes para a população carente...

WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.32 WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.33 WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.34

Em uma iniciativa que demonstra o compromisso da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a sociedade, o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Bioprodutos (PD&I de Bioprodutos) da Faculdade de Farmácia, coordenado pelo professor Dr. Edemilson Cardoso da Conceição, realizou a doação de 2.500 repelentes naturais para comunidades carentes de Goiânia e Ituiutaba (MG). A ação, que aconteceu nos primeiros meses de 2024, período em que o país enfrentava um alto pico de casos de dengue, teve como objetivo proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade social contra a doença.
Os repelentes, desenvolvidos pelos próprios estudantes do laboratório a partir de produtos naturais, foram distribuídos em duas escolas públicas de ensino fundamental (11 em Goiânia e outra em Ituiutaba-MG), três centros religiosos e para pessoas em situação de rua que vivem nas proximidades do Ginásio de Campinas, em Goiânia. A iniciativa demonstra a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão, ao transformar o conhecimento produzido na universidade em soluções concretas para os problemas da comunidade.
"Acreditamos que a universidade tem um papel fundamental a desempenhar na sociedade, e ações como essa demonstram nosso compromisso em aproximar a academia da comunidade", afirma o professor Dr. Edemilson Cardoso da Conceição. "Ao doar os repelentes naturais, não apenas contribuímos para a proteção da saúde dessas pessoas, mas também mostramos que a pesquisa pode ter um impacto social significativo".

A importância dos repelentes naturais
Os repelentes naturais desenvolvidos no laboratório da UFG são uma alternativa segura e eficaz aos produtos convencionais, especialmente para pessoas com alergias e sensibilidade aos componentes de origem sintética presentes nesses produtos. Além de proteger contra a dengue, protege também contra a Zika e Chikungunya.

O impacto social da ação
A doação dos repelentes naturais teve um impacto social significativo, ao beneficiar diretamente 2.500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao proteger essas pessoas contra a dengue, a ação contribui para a redução da carga de trabalho do sistema de saúde e melhora a qualidade de vida da população.

O papel do PD&I de Bioprodutos na comunidade
O Laboratório PD&I de Bioprodutos da Faculdade de Farmácia da UFG tem uma longa história de envolvimento com a comunidade, através de diversas ações de extensão e pesquisa. A doação dos repelentes naturais é mais um exemplo do compromisso da universidade como um todo em contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.34 WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.35  WhatsApp Image 2024-05-05 at 19.41.33

Categorías: Notícias Noticias