CISSP
COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO (CISSP) DA FF/UFG
De acordo com a Portaria Normativa n° 3, de 7 de maio de 2010, da Secretaria de Recursos Humanos / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecem-se orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS.
A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público da FF/UFG foi criada para promover normas de engenharia de segurança e medicina do trabalho.
Objetivos da CISSP:
a) Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;
b) Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;
c) Valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.
Atribuições da CISSP:
- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de servidores, com a assessoria da equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores.
- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
- participar da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção estipuladas nas avaliações de riscos.
- realizar, periodicamente, inspeções nos postos de trabalho com fichas de itens a serem inspecionados.
- realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de riscos que foram identificados, reunião feita com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores e com a diretoria.
- divulgar aos demais servidores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
- participar juntamente com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionado à segurança e saúde dos servidores.
- requerer junto à diretoria e à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos servidores.
- participar, em conjunto com à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, ou com a diretoria da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.
- participar nos eventos a serem realizados com foco em segurança e saúde no serviço público.
Documentos para Download:
- CHECK LIST NOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE DE FARMÁCIA/UFG;
- CUIDADOS GERAIS EM LABORATÓRIO;
- IMCOMPATIBILIDADE DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA FINS DE ARMAZENAGEM;
- ESPECIFICAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE RESÍDUOS NA REDE COLETORA DE ESGOTOS;
- PRODUTOS QUÍMCOS INCOMPATÍVEIS COM EMBALAGENS DE PLÁSTICO;
- TOXICIDADE DE ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS EM LABORATÓRIO;
- GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS;
- RECONHECIMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS;
- PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO;
- COMISSÃO DE SEGURANÇA BIOLÓGICA;
- RÓTULOS DE RESÍDUOS;
- TABELA DE DESCARTE;
- SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO;
- EPI;
-
MANUAL DE PERÍCIA OFICIAL EM SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL.