FF_UFG

CISSP

COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO (CISSP) DA FF/UFG

De acordo com a Portaria Normativa n° 3, de 7 de maio de 2010, da Secretaria de Recursos Humanos / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecem-se orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS.

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público da FF/UFG foi criada para promover normas de engenharia de segurança e medicina do trabalho.

Objetivos da CISSP:

a) Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

b) Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;

c) Valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.

Atribuições da CISSP:

- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de servidores, com a assessoria da equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores.

- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

- participar da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção estipuladas nas avaliações de riscos.

- realizar, periodicamente, inspeções nos postos de trabalho com fichas de itens a serem inspecionados.

- realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de riscos que foram identificados, reunião feita com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores e com a diretoria.

- divulgar aos demais servidores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

- participar juntamente com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionado à segurança e saúde dos servidores.

- requerer junto à diretoria e à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos servidores.

- participar, em conjunto com à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, ou com a diretoria da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.

- participar nos eventos a serem realizados com foco em segurança e saúde no serviço público.

Documentos para Download: